Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
It's a Wonderful Life (bra: A Felicidade Não Se Compra; prt: Do Céu Caiu uma Estrela) é um filme norte-americano de 1946, dos gêneros drama, fantasia, e Natal, produzido e dirigido por Frank Capra. A história foi baseada no conto e livreto The Greatest Gift, que Philip Van Doren Stern escreveu, e publicou de forma particular, em 1943.
O filme é estrelado por James Stewart como George Bailey, um homem que desistiu de seus sonhos para ajudar os outros, e cujo suicídio iminente na véspera de Natal provoca a intervenção de seu anjo da guarda, Clarence Odbody (Henry Travers). Clarence mostra a George todas as vidas que ele tocou e como a vida seria diferente para sua esposa Mary e sua comunidade de Bedford Falls, se ele nunca tivesse nascido.
Apesar de apresentar um desempenho ruim nas bilheterias devido à forte concorrência no momento de seu lançamento, o filme se tornou um clássico e é uma atração de televisão no Natal em todo o mundo. A mudança na recepção foi ajudada em parte devido a um erro administrativo que colocou o filme em domínio público, permitindo que ele fosse exibido livremente em qualquer lugar, sem taxas de licenciamento ou royalties.
Teatralmente, o ponto de equilíbrio do filme foi de US $ 6,3 milhões, cerca do dobro do custo de produção, um número que nem chegou perto de alcançar no seu lançamento inicial. Uma avaliação em 2006 relatou: "Embora não tenha sido o completo fracasso de bilheteria que hoje todo mundo acredita ... foi inicialmente uma grande decepção e confirmou, pelo menos para os estúdios, que Capra não era mais capaz de revelar os recursos populares que fizeram de seus filmes os eventos imperdíveis para ganhar dinheiro que eram antes".
It's a Wonderful Life é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Foi indicado a cinco Óscar, incluindo Melhor Filme, e foi reconhecido pelo American Film Institute como um dos 100 melhores filmes americanos já feitos, como o número 11 em sua lista inicial de maiores filmes de 1998, como o número 20 na lista revisada de maiores filmes de 2007 e foi o número um na lista dos filmes americanos mais inspiradores de todos os tempos. Capra revelou que era o seu favorito entre os filmes que ele dirigiu e que ele exibia para sua família em todos os anos na época do Natal.
Em 2006 It's a Wonderful Life foi eleito o filme americano mais inspirador da história em votação promovida pelo American Film Institute.